Programa Saúde Animal: Tripoli consegue derrubar veto PDF Imprimir E-mail
Animais
Qui, 13 de Maio de 2010 17:53
Depois de lutar anos, o vereador Roberto Tripoli (PV) conseguiu derrubar um veto interposto pela então Prefeita Marta Suplicy à lei, de sua autoria, que regula o Programa Saúde Animal, do Centro de Controle de Zoonoses (Lei Municipal 13.767/04). Este veto finalmente foi discutido e derrubado pela Câmara Municipal, em sessão do dia 12 de maio de 2010.

Assim, Tripoli devolveu ao texto da lei, um importante artigo (o de número 3), obrigando o PSA a promover “o controle ético das populações de cães e gatos, que consiste no controle de reprodução e educação para a posse responsável”. Ao ser criado em 2002 pela Secretaria da Saúde, o PSA atuava não somente em educação, mas também na fiscalização dos mutirões de castração. Em 2004, Tripoli conseguiu transformar o PSA em lei, mas alguns pontos foram vetados pela então Prefeita. Agora, com a derrubado do veto do Art. 3, a atuação do PSA nos mutirões deve ser fortalecida.

Vale lembrar que o PSA abriga também o Programa Para Viver de Bem com os Bichos (PVBB), desenvolvido sob a responsabilidade da médica veterinária Dra. Osleny Viaro. Através do PVBB, educadores de escolas públicas e privadas são treinados para transmitir às crianças noções de educação para a propriedade responsável de cães e gatos, convivência harmônica com animais, prevenção de zoonoses e outros temas relevantes. Perto de mil escolas já participaram. Entre estudantes, familiares, amigos, comunidades que acabam recebendo as informações, o PVBB já atingiu perto de um milhão de paulistanos.

(Texto: Regina Macedo / jornalista ambiental)
 
Envie cartões virtuais e expresse seu amor pelos animais

...........................................

...........................................

Memórias na Proteção

...........................................

Nós temos 5 visitantes online