CCZ descentraliza inscrições para castração gratuita PDF Imprimir E-mail
Animais
Sáb, 02 de Abril de 2011 15:41

O Vereador Roberto Tripoli (PV) luta por essa descentralização há três anos;
Agora, quer conseguir a ampliação do número de postos em Suvis.



Acesso ao Programa de Controle Reprodutivo precisa ser ampliado. Foto: Regina Macedo

Finalmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ativou postos que recebem as inscrições para a esterilização gratuita de cães e gatos realizadas nas clínicas conveniadas pela Prefeitura. Três postos já estão em funcionamento (São Mateus, Ermelino Matarazzo e Parelheiros); e dois serão ativados nos próximos dias, nas Suvis Freguesia/Brasilândia e Cidade Ademar/Santo Amaro.

O vereador Tripoli leva esta reivindicação da proteção animal e da população para as autoridades, há anos. A centralização das inscrições na sede do CCZ, em Santana, sempre dificultou o acesso da população interessada em castrar seus animais, principalmente moradores do extremo sul e extremo norte da cidade. Com a descentralização, mais proprietários de cães e gatos poderão recorrer ao serviço.

Vale lembrar que o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos foi instituído em 2001, graças à Lei Municipal 13.131/01 do vereador Roberto Tripoli (PV). Durante anos, o serviço sofreu alguns revezes e até uma interrupção. Mas, depois de muitas gestões do vereador, apoiado pelos protetores independentes e ONGs do movimento, o programa foi ampliado, contando

LIN
hoje com 12 clínicas contratadas e sete ONGs conveniadas. E, em breve, o hospital veterinário da Unisa também participará, pois acabou de firmar contrato com a Prefeitura, dentro do mesmo programa.

100 MIL CASTRAÇÕES/ANO

As clínicas castram animais encaminhados pelos postos de inscrição oficiais e também participam de alguns mutirões. Já as ONGs realizam mutirões de castração, sobretudo em regiões carentes e com excesso de animais. Os números preliminares de fevereiro de 2010 apontam para 3.737 animais esterilizados nas clínicas; e 4.610 em mutirões (532 em eventos promovidos por clínicas e 4.078 por ONGs).

Esterilizar cirurgicamente gatos e cães evita nascimentos indesejados e doenças. Foto: Regina Macedo

O CCZ espera ampliar o número de procedimentos com a descentralização das inscrições, o que permitirá fechar 2011 com mais de 100 mil castrações. Vale lembrar que essa meta de ultrapassar 100 mil castrações/ano é uma promessa reiterada inúmeras vezes pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde).

Como representante do movimento de proteção animal na maior Câmara Municipal do País, o vereador Tripoli é autor das principais leis que embasam a defesa dos animais em São Paulo. “Sem dúvida podemos contabilizar mais uma conquista para os animais, mas isso não significa parar de lutar. Espero que a descentralização atinja todas as Suvis”, afirma Tripoli.

POSTOS E DOCUMENTOS

Os novos postos funcionam nas Suvis – Supervisões de Vigilância em Saúde, (veja abaixo endereços e horários). Vale lembrar que o posto central, instalado no Centro de Controle de Zoonoses, continua ativado, funcionando de segunda a sábado, segundo informa a direção do CCZ. No posto de São Mateus, devido ao grande afluxo de interessados, são distribuídas senhas até as 14 horas.

O proprietário do animal deve comparecer portando seus documentos pessoais (RG e CPF), além do comprovante de residência. Do animal, comprovante de vacinação antirrábica e carteira do RGA, se houver. Caso o animal não tenha RGA, ele será providenciado na hora. O animal não precisa ser levado ao local e nem há taxas a serem recolhidas.

Feita a inscrição, o proprietário do animal recebe o documento de encaminhamento com a especificação da clínica onde deverá levar o animal para esterilizar. Caberá à pessoa telefonar e agendar a castração. Sem o agendamento prévio não será possível o atendimento na clínica conveniada.

ENDEREÇOS PARA INSCRIÇÃO

SUVIS ERMELINO MATARAZZO
Av. São Miguel, 5977
Fones: 2042-9700, ramal 216
Das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira

SUVIS SÃO MATEUS
Av. Ragueb Chohfi, 1400
Fone: 3397-1165
Das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
Distribuição de senhas até as 14 horas

SUVIS PARELHEIROS
Rua Sadamo Inoe, 5252
Fone: 5926-6500, ramal 6547
Das 10 às 15 horas, de segunda a sexta-feira

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES - CCZ
Rua Santa Eulália, 86, Carandirú
Fones: 3397-8955 e 3397-8956
Das 08:00 às 18:00 hrs - de segunda a sábado
Fonte: Centro de Controle de Zoonoses

(Texto: Regina Macedo / jornalista ambiental)
 
Envie cartões virtuais e expresse seu amor pelos animais

...........................................

...........................................

Memórias na Proteção

...........................................

...........................................

Nós temos 4 visitantes online