• comércio
  • Notícias
  • IDOSOS
  • Leis
  • Conquistas
  • Projeto
  • CPI

Subprefeito de Itaquera garante ao Vereador Tripoli que vai acabar com o comércio ilegal de cães e gatos na região da Jacu Pêssego

Mais uma vez, o vereador Roberto Tripoli, PV, solicitou à Subprefeitura de Itaquera o combate ao comércio ilegal de cães e gatos, verificado na Avenida Jacu Pêssego, defronte ao Aquário... Leia mais

Movimento Segunda Sem Carne chega ao Sistema Penitenciário

Da esquerda para a direita, Monica Buava, Roberto Tripoli,Lourival Gomes e Sandra Limande.Atendendo proposta do Deputado Estadual Roberto Tripoli, PV-SP, o Secretário de Administração Penitenciária do Estado Lourival Gomes iniciou... Leia mais

Com emenda do vereador Roberto Tripoli, idosos terão equipamentos para atividades físicas em praças

Ao participar do Arraiá Tripoli, promovido pelo Instituto da Melhor Idade Estação Vida, dia 13 de junho, o vereador Roberto Tripoli (PV) explicou aos 5 mil participantes a destinação das... Leia mais

Comércio de cães e gatos: saiba como denunciar irregularidades

 A lei municipal 14.483/07, de autoria de Roberto Tripoli, estabelece regras para a venda de filhotes, proibindo o comércio em áreas públicas. O texto ainda regula canis e gatis comerciais... Leia mais

Vereador Tripoli conquista mais um Hospital Veterinário Gratuito para São Paulo, desta vez na Zona Norte

Cumprindo sua promessa de lutar pela descentralização do atendimento veterinário público e gratuito para cães e gatos na Capital, o vereador Roberto Tripoli, PV, conseguiu que a Prefeitura implantasse o... Leia mais

FIM DO ALUGUEL DE CÃES: PROJETO DE LEI DE ROBERTO TRIPOLI APROVADO PELA CÂMARA DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 55/2015, que proíbe a utilização de cães por empresas de segurança patrimonial privada e de vigilância, para fins... Leia mais

Tripoli defende menos automóveis e mais bicicletas no Centro expandido, e quer ouvir a população

Como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo, o vereador Roberto Tripoli, PV, defendeu nesta quinta-feira, 1º de agosto, a ampliação das restrições aos automóveis particulares no... Leia mais

Quem é Tripoli PDF Imprimir E-mail

Paulista nascido em 18 de setembro de 1954, publicitário, Roberto Tripoli desde muito jovem é apaixonado pela defesa do meio ambiente e de todas as formas de vida. Mas foi no início nos anos 80, ao trazer da Europa para o Brasil idéias e ideais dos nascentes movimentos “verdes”, que ele mergulhou de cabeça nessas lutas.

Tripoli ajudou a fundar o Partido Verde no Brasil e entrou para a vida política escolhido pelos ecologistas, que perceberam a importância do movimento possuir representatividade no maior Parlamento do País, a Câmara Municipal de São Paulo.

Eleito pela primeira vez vereador do município de São Paulo em 1988, foi reeleito em 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012. Neste pleito  2012, Tripoli foi o vereador mais votado do País, com 132.313 votos. Mais uma consagração para o parlamentar e para a luta em  prol da vida animal e do meio ambiente. Cotidianamente, continuou atuando em ações e propostas voltadas ao ativismo ambiental, à proteção e defesa da vida animal, dos idosos, e lutando por uma São Paulo mais saudável e equilibrada para todas as formas de vida.
Em 2014, Roberto Tripoli concorrendo a deputado estadual, pelo Partido Verde, foi o mais votado da Capital e o quarto mais votado do Estado de São Paulo, com 232.467 votos. deputado mais votado da Capital e o quarto mais votado do Estado.

Em defesa de todas as formas de vida
Em todos os mandatos, nunca abandonou seus ideais e lutas, mostrando-se profundamente fiel aos segmentos e movimentos que o elegeram.

Roberto Tripoli legislou sobre poluição do solo, aumento de áreas verdes, educação ambiental, proteção e preservação dos animais silvestres, controle populacional e propriedade responsável de animais domésticos, proibição da entrega de animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para centros de ensino e pesquisa, além de estar sempre à frente de movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, animais em circos e pela humanização no trato dos animais abandonado.

Cães e gatos

Uma das leis mais revolucionárias de Tripoli, no trato com os animais domésticos é a Lei 13.13/01, que introduziu o Registro e Identificação (RGA), Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, multas administrativas para maus-tratos, programas educativos entre outros avanços.

Em 2007, o vereador aprovou mais uma lei pioneira – a lei que regula o comércio de cães e gatos, um antigo anseio do movimento de defesa animal. Em 2009, promoveu uma Comissão de Estudos sobre Animais., com reuniões abertas á sociedade civil, ONGs, entidades representativas dos médicos veterinários, poder publico, debatendo todas as questões que envolvem animais domésticos, domesticados, silvestres nativos e exóticos. Várias ações e projetos resultaram dessa comissão, como a implantação de cardápio vegetariano, a cada 15 dias, na merenda escolar da rede pública da cidade.

Em 2012, Tripoli conseguiu  o 1º Hospital Público Veterinário para Cães e Gatos do país. Este hospital foi mais uma conquista pioneira, graças à luta desse vereador e emenda dele no orçamento municipal. O caminho encontrado pela Prefeitura para implantar o equipamento de forma mais rápida foi um convênio com a Anclivepa-SP, entidade de médicos veterinários que montou o hospital e administra o equipamento, localizado na Zona Leste da cidade. Em 2014, graças à incansável luta de Tripoli, a Capital conquistou o segundo hospital veterinário publico e gratuito, implantado na Zona Norte.

Silvestres e grandes animais

São Paulo é um município pioneiro no trato dos animais silvestres nativos vitimados por ações humanas – desmatamento, queimadas, atropelamentos, tráfico, graças à luta de Tripoli que conseguiu, ainda na década de 90, a criação de um CETAS e de um CRAS (Centro de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres) na Capital. Com sede no Ibirapuera e um hospital e viveiro instalados no Parque Anhanguera, os centros realizam trabalho de ponto na conservação de silvestres, conseguindo mais de 50 por cento de retorno à natureza de animais vitimados e reabilitados. (Lei Municipal 12.055/96).

Outro pioneirismo em defesa dos animais na Capital foi a proibição de carroças e de grandes animais montados nas ruas e avenidas da cidade (cavalos, bois, mulas, burros). Mais uma lei do vereador Roberto Tripoli: lei municipal 14.146/06.
Controle de Ruídos e Cidade Limpa

As principais leis de controle de ruídos da maior cidade do País também são de autoria de Tripoli, que ainda ousou criar a Lei da Cidade Limpa, já copiada com sucesso por várias capitais, como Belo Horizonte e Recife, e a Capital do País, Brasília.

O vereador Tripoli atua ainda na defesa da terceira idade, e conseguiu, entre outros avanços, a instalação de equipamentos apropriados para a prática de exercícios físicos por idosos em praças de todas as regiões da cidade.
Quando presidente da Câmara Municipal, abria a casa para os idosos participarem e programas educativos e recreativos nos finais de semana.

Deputado ambientalista

Na Assembleia Legislativa assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entre 2015-2016 e no ano de 2017 foi reeleito por seus pares. O deputado ambientalista continua atuando em defesa de todas as formas de vida, questionando projetos de lei do Executivo que possam trazer prejuízos ambientais, por exemplo, a proposta de concessão dos parques estaduais para a iniciativa privada.

Tripoli também vem lutando para barrar as novas tentativas de liberar a caça no Estado de São Paulo, até porque participou do movimento que conseguiu, na década de 80, inserir na Constituição do Estado, artigo que proíbe a caça sob qualquer pretexto.
O parlamentar ambientalista também tem apoiado vereadores e prefeitos de inúmeros municípios visando a implantação de políticas publicas em prol do controle populacional ético de cães e gatos (castração, registro e identificação, educação da população para a posse responsável, controle do comércio de filhotes, incentivo à adoção).

Veja o currículo completo

 

 

 
Envie cartões virtuais e expresse seu amor pelos animais

...........................................

...........................................

Memórias na Proteção

...........................................

...........................................

Nós temos 9 visitantes online